Nenhum islandês jovem acredita que Deus criou o mundo, diz nova pesquisa

CATEDRAL DE REYKJAVIK

Uma pesquisa encomendada pela Icelandic Ethical Humanist Association (Associação Islandesa Humanista e Ética) revelou que nenhum jovem (0,0%) com 25 anos ou menos na Islândia acredita que foi Deus quem criou o universo.

Os resultados da pesquisa foram noticiados em um artigo da The Iceland Magazine.

Secularização

Os islandeses cada vez menos se identificam como cristãos. Enquanto a pesquisa revelou que 61,1% dizem acreditar em Deus, a proporção é significativamente mais baixa nos grupos etários mais jovens, indicando uma tendência de secularização da sociedade islandesa.

Menos da metade dos islandeses afirmaram ser religiosos (46,4%, o número mais baixo já visto até agora) e mais de 40% dos jovens se identificaram como ateus.

Notavelmente, a pesquisa não conseguiu encontrar um jovem islandês sequer que aceita a história da criação da Bíblia. 93,9% dos islandeses com idade inferior a 25 acreditavam que o mundo foi criado no Big Bang, 6,1% não tinham opinião e 0,0% acreditavam que o mundo tinha sido criado por Deus.

Os jovens da capital

As pessoas mais velhas eram muito mais propensas a professar crenças religiosas e se identificar como cristãs do que as mais jovens. 80,6% das pessoas com idade superior a 55 se identificaram como cristãs e apenas 11,8% disseram ser ateias.

Ao mesmo tempo, 40,5% das pessoas com 25 anos ou mais jovens disseram que eram ateias, e 42% disseram ser cristãs.

Crenças cristãs tradicionais também parecem mais comum fora de Reykjavík, a capital do país. Longe da região, 77 a 90% das pessoas se identificaram como cristãs e 7,1 a 18% como ateias, em comparação com 56,2% da população de Reykjavík que se identificou como cristã, e 31,4% como ateia.

O “problema” do Big Bang

77,7% das pessoas entre 25 e 44 anos acreditava que o mundo havia sido criado no Big Bang. Esse número diminuiu conforme a idade subiu. 46,1% das pessoas com idade superior a 55 disse que acreditava no Big Bang, e quase um quarto (24,5%) acreditava que Deus criou o mundo.

No entanto, algumas críticas foram feitas a essa pesquisa, que foi tida por um usuário do Reddit como enganosa. Isso porque o questionário era confuso. A pergunta dizia: “Como você acha que o universo surgiu?”, e as respostas possíveis eram “O universo surgiu no Big Bang”, “Deus criou o universo” ou “Não sei” e “Outro”.

O usuário acrescentou: “Muitas pessoas acreditam que Deus é a causa do Big Bang, e os comentários na seção ‘Outros” são esmagadoramente sobre algo nesse sentido, por exemplo, ‘Deus criou o mundo no Big Bang’”.

Muitos cristãos parecem de fato estar abraçando essa versão dos eventos, principalmente porque em outubro de 2014 o Papa Francisco disse que as teorias da evolução e do Big Bang eram reais. O pontífice explicou que as teorias científicas não eram incompatíveis com a existência de um criador.

Igreja é uma coisa, Estado outra

A pesquisa também revelou que uma percentagem crescente dos islandeses apoia a separação total entre Igreja e Estado.

Dentre aqueles que expressaram uma opinião sobre o assunto, 72% apoiaram a separação total e 28% se opuseram a separação. Atualmente, a Constituição Islandesa estipula que a religião oficial do país é a Igreja Evangélica Luterana.

Fonte: [IcelandMagTheIndependent]

Tradução: Natasha Romanzoti  — Hypescience.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s